Entrevista recente do CEO da Tesla, Elon Musk, ao New York Times, e duas pesquisas divulgadas por entidades de ensino respeitadas jogaram luz sobre um tema fundamental: investir em descanso e bem-estar é fundamental para a vida profissional.
Na conversa com o jornal americano, Musk falou sobre sua rotina excessiva de trabalho (mais de 120 horas semanais) e os problemas advindos desse comportamento, como a necessidade de tomar remédios para dormir.
Já as pesquisas, realizada com mais de 300 participantes pelo Instituto Politécnico da Virgínia, Universidade de Lehigh e Universidade do Colorado, todas nos EUA, alertam para os perigos de passar muito tempo conectado ao trabalho. De acordo com os pesquisadores, o sinal vermelho deve ser acendido por aqueles que ultrapassam 10 horas de trabalho diária (e isso vale para os que ficam conectados respondendo mensagens ou e-mails pelo celular).
Quer fazer a diferença no seu ambiente de trabalho? Descanse e invista na sua saúde. Seguem algumas dicas:
1-Desconecte-se. Para aproveitar a fundo o período de descanso, deixe o celular de lado.
2- Cuide da alimentação. Não se boicote com excesso de alimentos que te fazem mal. Prefira alimentos naturais como vegetais, frutas, cereais integrais e proteínas magras.
3-Dê pausas. O indicado são três intervalos de 15 minutos durante o expediente. Use esse tempo para fazer uma breve caminhada, respirar fundo, ouvir uma música.