VLI apresenta case vencedor do Prêmio Ser Humano. Inscrições abertas!

Tem curiosidade de conhecer por dentro os cases vencedores do Prêmio Ser Humano? Chegou a hora! A ABRH-MG promove uma série de encontros com os vencedores da última edição da premiação. A cada mês, até o fim de 2018, as empresas e profissionais ganhadores vão abrir suas portas e apresentar detalhes dos projetos a interessados.

O próximo case vencedor a ser apresentado é da VLI Logística. Com o título “Carreira Operacional: Incentivando o Protagonismo”, o projeto será apresentado pelos autores Fernanda Campos e Ederson Almeida no dia 27 de novembro, de 14 às 17 horas, na Universidade VLI (Rua Tapuias, 49, Bairro Floresta). Veja abaixo resumo do projeto.

A entrada é gratuita e aberta ao público.  Para participar o interessado deverá solicitar sua inscrição pelo email: secretaria@abrhmg.org.br. Fique atento às nossas redes sociais, pois as vagas são limitadas. Mais informações: (31) 3227-5797. A iniciativa será uma excelente oportunidade para trocar conhecimentos e experiências com os participantes da premiação em 2017.

Resumo do projeto “Carreira Operacional: Incentivando o Protagonismo”

Pesquisas de clima apontaram a carreira como um dos fatores com menor índice de favorabilidade entre os empregados da VLI. Constatou-se então a necessidade de criar ferramentas para auxiliar na gestão de carreiras e reforçar a postura protagonista do empregado. Criado para atender essa necessidade, o projeto Carreira Operacional atende carreiras técnico-operacionais que abrangem mais da metade do efetivo (4.200 empregados). O trabalho contemplou a edição de 193 descrições de cargos e a construção do mapa de cargos com as trilhas de desenvolvimento operacional. O projeto superou as expectativas e proporcionou aos funcionários mais visibilidade das carreiras, incentivando o protagonismo em um ambiente com oportunidades e escolhas,  além de contribuir com a satisfação e engajamento de cada um.

CONHEÇA OS CASES QUE JÁ FORAM APRESENTADOS ESTE ANO 

INCLUSÃO COMO VALOR | VERDEMAR

Autor: Leandro de Souza

Programação: o evento irá agregar valor e conhecimento aos profissionais de gestão de pessoas e empresas convidadas em relação às questões que envolvem a diversidade, além de estimular a prática do pluralismo e da “não-discriminação” no ambiente corporativo, facilitando a percepção de que uma força de trabalho diversificada gera ideias novas e aumenta o rendimento. Além do autor do projeto, o superintendente de RH, Leandro de Souza, haverá a participação dos funcionários participantes dos programas para pessoas com transtornos mentais, profissionais da maturidade, primeiro emprego e pessoas com deficiência.

Resumo do projeto vencedor: o Verdemar inicia sua relação de compromisso e transparência com aqueles que se candidatam a uma de suas vagas de emprego oferecendo diversas oportunidades de inclusão por meio de programas estruturados e uma equipe interna preparada para atender as diferenças, fazendo do incluído parte do grupo e produtivo para o negócio. Os programas começam na contratação de pessoas com deficiência física e dos menores aprendizes. Há oportunidades para pessoas que buscam o primeiro emprego e que precisam ser formadas em uma profissão, passando por profissionais da maturidade. Além dos programas citados, o Verdemar foi o pioneiro em Minas Gerais a a incluir pessoas com transtornos mentais entre seus colaboradores.

PROGRAMA DE ESTÁGIO E SAÚDE PIF PAF: INVESTINDO NO BEM-ESTAR

Autores: Karina Gomes e Bruno de Carvalho Roldão

Resumo do projeto Programa de Estágio: a Pif Paf buscou trazer futuros profissionais que pudessem ser formados de acordo com os valores da empresa. Realizado em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e São Paulo, o programa é formado por profissionais de diversas áreas de ensino. Essa multiplicidade trouxe à empresa uma mudança de visão. Cria-se uma cultura do feedback e desenvolvimento. Baseado nos pilares desenvolvimento, produtividade e eficácia, o programa de estágio se empenha em ser um agende transformador para seus participantes e para a empresa. O processo, que dura 12 meses, culmina com a apresentação de um projeto de conclusão que traz oportunidades de melhoria para a empresa e para o estagiário.

Resumo do projeto Saúde Pif Paf: com histórico de 1600 dias de absenteísmo, em um universo de 2 mil profissionais na unidade de Palmeiras de Goiás, o RH realizou estudos quantitativos com a operadora de plano de saúde para entender a origem dos afastamentos. A partir dos dados, a Pif Paf investiu em programas de promoção da saúde, criou espaços adequados, contratou profissionais especializados e investiu em parcerias que financiassem esse modelo de saúde. Em seu primeiro ano, o projeto reduziu em 50%  os dias de afastamentos e ainda diminuiu os reajustes repassados aos funcionários, de 35% para 12%.

PROGRAMA MULTIPLICADORES DO CONHECIMENTO | ENERGISA 

Autores: Marlon Caetano e Samuel Miquelito

Resumo do projeto: o programa visa o aumento do índice de segurança, controle de qualidade dos treinamentos, maior engajamento dos colaboradores e integração ao “jeito de ser Energisa”.

 

PRÓXIMO CASE A SER APRESENTADO 

BRINCADEIRA É COISA SÉRIA | WCA COMÉRCIO DE BRINQUEDOS

Data: dezembro (em breve mais detalhes)

Autores: Raquel Santana e Viviane Veríssimo

Resumo do projeto: motivado pela rede de lojas de brinquedo Estripulia, o projeto buscou otimizar a gestão de resíduos, desenvolver uma ação social e fortalecer sua marca. Os resíduos são brinquedos que saíram de linha ou com pequenos defeitos. Eles são enviados para limpeza, reforma e nova embalagem, trabalho realizado por idosos da casa de repouso Cuidar. Seu destino final é a Associação Mineira de Reabilitação, onde os brinquedos são entregues a crianças com paralisia cerebral e utilizados para reabilitação. Entre os resultados alcançados, estão: inclusão, aumento da produtividade dos idosos, promoção do engajamento e intraempreendedorismo dos colabores das empresas parceiras, redução dos custos com a coleta dos resíduos, contribuição para a sustentabilidade, entre outros.

Sobre o Prêmio Ser Humano

Instituído pela ABRH Brasil em 1993, o Prêmio Ser Humano se consolidou como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulos ao pensamento criativo e identificação de novos talentos. O objetivo é estimular as melhores práticas de gestão que favoreçam a participação e a iniciativa das pessoas, contribuindo com ideias que transformem.
Outro propósito é incentivar as organizações a contar com modernos sistemas de gestão de RH para que elas possam se diferenciar e ter um time satisfeito, saudável, produtivo e realizado. É uma maneira de contribuir para a construção de organizações mais avançadas, sólidas, éticas e com resultados sustentáveis.

Posts Relacionados:

Vencedores Prêmio Ser Humano MG 2022

Conexões Humanas 2022

Segurança Psicológica: Chave para o Aprendizado e Inovação?

ABRH/MG Talks: Metaverso no mundo do trabalho

Deixe seu comentário abaixo:

MENU