NOTÍCIAS

9 de novembro de 2017

Por que sua próxima Startup deve começar em Belo Horizonte?

No começo do ano trouxe um gringo, vindo de São Francisco, para assumir nossa área de Inside Sales em Belo Horizonte. Logo na primeira semana apresentei ele aos amigos Diego Gomes e Matt Doylon, da RockContent para que ele pudesse ver de perto como os caras haviam montado uma área de vendas super eficiente e produtiva.

Na semana seguinte o nosso gringo já estava dentro da Rockcontent vendo tudo que eles faziam por lá, conhecendo melhor os processos de vendas, ferramentas e direcionamentos. Pouco tempo depois o Israel e Ofli da Meliuz marcam uma visita à Samba para conversar comigo e o Pedro, nosso CMO, sobre Relações Públicas (PR). Mesma conversa que tivemos alguns meses depois com o Matheus da AppProva.

Os amigos da Sympla sempre nos recebem por lá para mostrar como estão fazendo Outbound sales e growth hacking.

O time se Sucesso do Cliente tem um grupo com integrantes de empresas como Dito, Tracksale, Rockcontent, Sympla para trocar informações e melhores práticas. A mesma coisa acontece com a área de tecnologia, que também tem um grupo para discutir com outros CTOs os desafios de escalabilidade dos produtos.

Quando me mudei para BH, em 2005, a economia da cidade girava em torno de grandes empresas de mineração e da FIAT. A opção para os jovens recém formados era de trabalhar em negócios tradicionais, com hierarquia pesada e crescimento lento.

Começavam a surgir na cidade casos de sucesso como Akwan (vendida para o Google), RM Sistemas (vendida para Totvs) e Takenet (vendida para um grupo japonês). Ainda não havia um ambiente de troca, o que dificultou muito o nosso começo. Mas hoje, é possível aprender qualquer assunto, conversando com especialistas dentro das Startups do San Pedro Valley. Tem gente expert em finanças, escalabilidade, tecnologia, vendas, marketing, modelagem de negócios etc.

Provavelmente por isso a região hoje agrega empresas líderes em diversos mercados como:

Sympla – líder em tickets online para shows e eventos;

MaxMilhas – marketplace para compra e venda de milhas/passagens aéreas;

RockContent – empresa líder em marketing de conteúdo no Brasil;

Samba Tech – maior plataforma online de vídeos na América Latina;

Méliuz – maior empresa de CashBack do país;

AppProva – principal tecnologia de aprendizado online;

Dito – plataforma focada no engajamento e retenção de usuários;

Tracksale – tecnologia referência para mensuração de NPS e Feedback de clientes;

Hotmart – maior rede de afiliados do país.

Hekima – plataforma líder em Big Data.

Além dos motivos que já citei, Belo Horizonte é uma cidade linda, calma, com mão de obra super qualificada e custo de vida mais barato que São Paulo e Rio de Janeiro.

Aqui está se formando um ecossistema completo com mais de 300 startups, diversos programas de aceleração como o Seed, Lemonade e FiemgLabs, fundos de investimento (Fir Capital e Confrapar) e grandes clientes que já compram de empresas com esse perfil (Localiza, Unimed BH, Fiat, Precon Engenharia, Drogaria Araújo, Centauro, MRV).

Então, se estiver pensando em montar uma Startup, sugiro fortemente vir pra cá, você verá que o mineiro, além de receber bem, também é bom de negócio!

* Gustavo Caetano é CEO da Samba Tech, empresa que vai te ajudar a ganhar dinheiro vendendo vídeos na Internet.