Leandro Souza de Pinho é mestre em administração de empresas, pós-graduado em gestão estratégica de pessoas e bacharel em psicologia.
Superintendente de Recursos Humanos da rede de Supermercados Verdemar, onde trabalha há 20 anos, participou da estruturação de todas política e práticas de gestão de pessoas da empresa.
Leandro conquistou inúmeras premiações como projetos de sua autoria, dentre eles: “Inclusão como valor”, “Talentos da maturidade”, “Eu te projeto, você me protege” e “Verdemar sem fronteiras”.
Em 2022, assumiu a presidência da ABRH/MG – Associação Brasileira de Recursos Humanos em Minas Gerais, tendo como desafio desenvolver uma visão estratégica para o desenvolvimento das organizações e principalmente dos profissionais de gestão de pessoas. Na associação também atuou como Diretor de responsabilidade social e Conselheiro estratégico.
Atua como professor universitário e possui vivência nos diversos subsistemas de recursos humanos: R&S, T&D, DP, C&S, SESMT e Jurídico Trabalhista, e na gestão do budget da área.
Executiva de Gestão de Pessoas com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento organizacional, educação corporativa, gestão de ambiente e cultura organizacional. Gerente de Desenvolvimento de Pessoas da FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de MG, responsável pelo gerenciamento da atratividade e retenção de talentos, estratégias de desenvolvimento de equipes e lideranças, gestão da performance, educação corporativa. Formada em Psicologia, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios/UFMG.
Diretora de Gestão e Desenvolvimento Organizacional da Pif Paf Alimentos, mestre em Administração (FPL), pós-graduada em Administração Financeira (UNA), possui MBA em Gestão Empresarial e Marketing (Fundação Getúlio Vargas) e graduação em Administração (PUC Minas). Mais de 15 anos de experiência nas áreas administrativa, financeira e contábil, com ênfase em planejamento financeiro, controle orçamentário, qualidade, rh e custos de grandes empresas, tendo coordenado equipes multidisciplinares e implantado sistemas de gestão empresarial. Integrante da diretoria da Pif Paf desde 2008.
Construção de uma carreira na área de Gestão de Processos Produtivos, Qualidade, Melhorias, Logística e Controle de Estoque e atualmente na área de Recursos Humanos.
Ao longo da minha carreira profissional sempre tive a facilidade com as mudanças e flutuar em diversas áreas e processos diferentes, sendo um apaixonado pelo uso de metodologias alinhado com o desenvolvimento de pessoas como uma das principais estratégias para alcançar resultados excepcionais.
Formado em Análise de Sistema e Engenharia de Produção e pós-graduado em Processos Siderúrgicos e Gestão de Processos e Negócios.
Diretor Estatutário de Pessoas do Grupo AeC, empresa com mais de 42 mil colaboradores e presente em 11 cidades do país. É bacharel em Direito pela Faculdade Milton Campos, Administração de Empresas pela PUC-MG, Gestão de Recursos Humanos pela UNA com título de destaque acadêmico e Membro titular da Academia Europeia da Alta Gestão com sede em Portugal. Coautor de duas obras literárias, intituladas Liderança da Alta Gestão em Tempos de Crise e Memórias de Líderes da Alta Gestão. Possui sólida carreira de mais de 25 anos no mercado de BPO (Business Process Outsourcing) como executivo das áreas de Negócios e Relacionamento com Cliente. Nos últimos 10 anos, atua em todos os subsistemas e estratégia de Recursos Humanos da companhia, sendo responsável pela transformação digital da área com implantação de RPA (Robotic Process Automation), em folha de pagamento e benefícios, bem como na aplicação de Data Science e Machine Learning na plataforma própria de seleção de pessoas. Destarte, conquistou premiações relevantes como o Prêmio pela ABT (Associação Brasileira de Telesserviços) pelos processos de automação implementados em 2019, Gestão de Pessoas pelo CONAREC (Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente) em 2020, certificação pela GTPW (Great Place to Work) desde 2019.
Professor na área de Inovação e Competitividade e Diretor Executivo do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral. Carlos tem Doutorado em Negócios Internacionais, pela University of Bradford (Reino Unido) e Mestrado em Administração, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Na FDC prof. Arruda foi Diretor Executivo Adjunto de Parcerias Empresariais, Diretor Executivo do Conselho Internacional, Diretor de Desenvolvimento e Finanças, Diretor do Programa MBA Executivo. É membro do conselho curador da Fundação Biominas e do conselho da Salesforce Brasil e Riva Incorporadora. Coordenador, no Brasil, dos estudos do World Competitiveness Yearbook do IMD e do Global Competitiveness Report do World Economic Fórum. Foi presidente do conselho do UNICON (EUA) e membro do Global Council on Talent and Diversity (Suíça). Foi Oficial Superior de Divisão de Desenvolvimento do International Trade Centre ITC (Suíça). É coordenador dos livros Economia Digital Passada à limpo e Inovação o motor do ESG.
Senior Partner e Conselheiro, no escritório Coimbra, Chaves & Batista Advogados.
Mais de 20 anos de experiência nas áreas Jurídica, de Recursos Humanos e Relações do Trabalho.
Atuou por cerca de 15 anos na Indústria automotiva, com vivência no exterior, como HR Country Manager e Labor Relations.
Advogado, Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e em Direito Tributário e Aduaneiro.
Certificado pela Fundação Dom Cabral no Programa de Capacitação para Resultados.
Foi membro conselheiro dos Conselhos de Relações do Trabalho e de Recursos Humanos da FIEMG (Federação as Indústrias do Estado de MG) e Diretor de Relações do Trabalho do SESCON/MG.
Co-autor das obras “A Participação nos Lucros ou Resultados e os desafios tributários” e “O Adicional à Contribuição ao Risco Ambiental do Trabalho (ADRAT) e a aposentadoria especial”.
Executiva de RH responsável pela área de Recursos Humanos da Diretoria de Reparação e Desenvolvimento Brumadinho. Graduada em Psicologia com MBA em Gestão de Negócios pela FGV, Formação em Coaching e Especialização em Relações Trabalhistas e Sindicais pela FDC. Atuação junto ao Consórcio Minero Metalúrgico para Formação e Qualificação de Profissionais em Minas Gerais. Mais de 23 anos de experiência profissional atuando nos subsistemas de recursos humanos em empresas de grande porte do segmento de Mineração.
Graduada em Ciências Biológicas e Especialista em Gestão pela Qualidade (FCO e JUSE/Japão). Pós graduada em Engenharia de produção (IETEC) e Mestre em Administração(UNA). Atuando na área de Gestão da Qualidade há cerca de 28 anos, em empresas de diversos segmentos tais como MBR/Vale e há 13 anos atua como Gerente Corporativa da Qualidade na Organização Verdemar Ltda.
Mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade, com MBA em Marketing e especialização em Arte Contemporânea. Graduou-se em Comunicação Social (Jornalismo), Letras (Inglês/Francês) e Design Gráfico. Atualmente, é professora de Comunicação, com ênfase em Saúde, na Faminas e Diretora de Inovação, Comunicação e Marketing nas Empresas ELV.
Diretora Presidente da Graphos Consultoria Empresarial desde 1994. Mentora e Coach de Executivos e C-Level. Professora convidada da Fundação Dom Cabral. Conselheira em empresas brasileiras. Avaliadora dos trabalhos de Gestão de Pessoas do Prêmio Ser Humano 2019 e 2020 - ABRH MG. Consultora Executiva em Recursos Humanos Estratégico há mais de 37 anos, Criação de Metodologias de Assessments GRAPHOS, Executive Coach GRAPHOS, Mentoring GRAPHOS para Executivos e Lideranças Femininas. Integrante do Grupo Mulheres do Brasil e Movimento Mulheres ao Topo. Especialização em Liderança Feminina - Sally Helgesen. Certificada em Coach Executive pelo ICI - Integrated Coaching Institute e em Coach C-LEVEL - Marshall Goldsmith. Formação de Conselheiros de Administração pela Fundação Dom Cabral, Pós Graduada em Gestão de Negócios Empresariais pela UFMG e Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo.
Head of HR no Shared Services da Stellantis (empresa originada pela fusão dos grupos Fiat Chrysler Automobiles & Peugeot Citroen), pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas (FDC), graduado em Administração de Empresas (PUC/MG), formação em RH Ágil (HSM & GPTW). Profissional com mais de 20 anos de experiência em recursos humanos, general services e comunicação, tendo atuado em projetos globais, planejamento estratégico, transformação cultural, desenvolvimento de líderes e trabalhado em empresas como Gerdau e ArcelorMittal. Experiência internacional de expatriação por 4 anos em Luxemburgo pela ArcelorMittal e 2 anos na Argentina pela FCA.
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e, hoje, Diretor de Negócios do Clube Atlético Mineiro. Possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (FDC), Pós-Graduação em Negócios (FDC) é mestrando em Administração e pós-Graduação em Marketing e Comunicação.
Administrador formado pela PUC-MG, lidera projetos exclusivos e escaláveis, em RH há mais de 10 anos. Atualmente é sócio do IBRA Outplacement há 8 anos e da Cresce.ME. Tem passagens por empresas de hunting e startups como OportunidadesBH.
Formação em Psicologia, pós graduação em Marketing e especialização em Employer Brading e Employee Experience. Possui 11 anos de experiência em Recursos Humanos tendo atuado com Business Partner, DHO, Remuneração, Projetos de RH (Implantação do Modelo de BP e sistemas – Success Factors) entre outros, em indústrias multinacionais e de grande porte dos segmentos Automobilístico, Mineração, Refratários e Moveleiro. Atualmente atua como HRBP das Áreas de Suporte e de Pesquisa da RHI Magnesita e como membro do Conselho de Gestão de Pessoas da Fiemg/MG.