No último dia 3 de agosto, a ABRH-MG, em parceria com a Ecx Card, realizou o evento Por Dentro do SHRM Chicago, encontro que chamou atenção para as experiências vivenciadas por integrantes da associação mineira no maior evento de RH do mundo, realizado em junho deste ano nos Estados Unidos.
Os highlights do congresso internacional, que reuniu mais de 22 mil participantes, foram compartilhados pelas conselheiras Cristiane de Ávila (diretora de pessoas do Grupo Ânima Educação) e Glória Meireles (consultora de empresas), além da diretora Rúbia Spíndola (gerente executiva do Grupo Hermes Pardini).
Delegação brasileira no SHRM 2018: a 5ª maior entre 93 países participantes
Segundo as dirigentes, a delegação brasileira foi a 5ª maior do congresso que recebeu profissionais de 93 países. Para elas, a aprendizagem foi muito além das palestras oferecidas. Houve uma rica troca com fornecedores e diretores de RH de grandes empresas multinacionais e brasileiras, o compartilhamento de experiências, sucessos e dores.
Posse de Leyla Nascimento – primeira presidente mulher da Federação Mundial de RH (WFPMA)
Preste atenção a estes temas
Durante a apresentação, Cristiane, Glória e Rúbia fizeram uma seleção de assuntos essenciais para o desenvolvimento de profissionais, setor de RH e empresas. São tendências que envolvem inovação (a forte presença do digital para compartilhamento de ideias), educação e necessidade de aprendizado contínuo. Fique atento aos seguintes tópicos:
*A importância de individualizar necessidades coletivas
*Diversidade – empresas com mais mulheres têm lucratividade 21% maior
*A força do propósito – importante difundir um propósito alinhado aos valores da empresa
*Crescimento da valorização do home office
*Urgência de investir em competências digitais
*Gestão de projetos e perfil empreendedor são competências essenciais
*Maior necessidade de compartilhar ideias
*Repense o”me traga apenas soluções”. A abertura ao erro deve existir, mas não ao erro intencional
*Educação corporativa – criação das próprias trilhas de desenvolvimento
*Só aprendemos fazendo. É necessário trabalhar (por a mão na massa) para aprender
*A importância da confiança – empresas altamente confiáveis têm 76% mais engajamento
*Pense estrategicamente, atue operacionalmente