VLI apresenta case vencedor do Prêmio Ser Humano. Inscrições abertas!

VLI apresenta case vencedor do Prêmio Ser Humano. Inscrições abertas!

Tem curiosidade de conhecer por dentro os cases vencedores do Prêmio Ser Humano? Chegou a hora! A ABRH-MG promove uma série de encontros com os vencedores da última edição da premiação. A cada mês, até o fim de 2018, as empresas e profissionais ganhadores vão abrir suas portas e apresentar detalhes dos projetos a interessados.

O próximo case vencedor a ser apresentado é da VLI Logística. Com o título “Carreira Operacional: Incentivando o Protagonismo”, o projeto será apresentado pelos autores Fernanda Campos e Ederson Almeida no dia 27 de novembro, de 14 às 17 horas, na Universidade VLI (Rua Tapuias, 49, Bairro Floresta). Veja abaixo resumo do projeto.

A entrada é gratuita e aberta ao público.  Para participar o interessado deverá solicitar sua inscrição pelo email: secretaria@abrhmg.org.br. Fique atento às nossas redes sociais, pois as vagas são limitadas. Mais informações: (31) 3227-5797. A iniciativa será uma excelente oportunidade para trocar conhecimentos e experiências com os participantes da premiação em 2017.

Resumo do projeto “Carreira Operacional: Incentivando o Protagonismo”

Pesquisas de clima apontaram a carreira como um dos fatores com menor índice de favorabilidade entre os empregados da VLI. Constatou-se então a necessidade de criar ferramentas para auxiliar na gestão de carreiras e reforçar a postura protagonista do empregado. Criado para atender essa necessidade, o projeto Carreira Operacional atende carreiras técnico-operacionais que abrangem mais da metade do efetivo (4.200 empregados). O trabalho contemplou a edição de 193 descrições de cargos e a construção do mapa de cargos com as trilhas de desenvolvimento operacional. O projeto superou as expectativas e proporcionou aos funcionários mais visibilidade das carreiras, incentivando o protagonismo em um ambiente com oportunidades e escolhas,  além de contribuir com a satisfação e engajamento de cada um.

CONHEÇA OS CASES QUE JÁ FORAM APRESENTADOS ESTE ANO 

INCLUSÃO COMO VALOR | VERDEMAR

Autor: Leandro de Souza

Programação: o evento irá agregar valor e conhecimento aos profissionais de gestão de pessoas e empresas convidadas em relação às questões que envolvem a diversidade, além de estimular a prática do pluralismo e da “não-discriminação” no ambiente corporativo, facilitando a percepção de que uma força de trabalho diversificada gera ideias novas e aumenta o rendimento. Além do autor do projeto, o superintendente de RH, Leandro de Souza, haverá a participação dos funcionários participantes dos programas para pessoas com transtornos mentais, profissionais da maturidade, primeiro emprego e pessoas com deficiência.

Resumo do projeto vencedor: o Verdemar inicia sua relação de compromisso e transparência com aqueles que se candidatam a uma de suas vagas de emprego oferecendo diversas oportunidades de inclusão por meio de programas estruturados e uma equipe interna preparada para atender as diferenças, fazendo do incluído parte do grupo e produtivo para o negócio. Os programas começam na contratação de pessoas com deficiência física e dos menores aprendizes. Há oportunidades para pessoas que buscam o primeiro emprego e que precisam ser formadas em uma profissão, passando por profissionais da maturidade. Além dos programas citados, o Verdemar foi o pioneiro em Minas Gerais a a incluir pessoas com transtornos mentais entre seus colaboradores.

PROGRAMA DE ESTÁGIO E SAÚDE PIF PAF: INVESTINDO NO BEM-ESTAR

Autores: Karina Gomes e Bruno de Carvalho Roldão

Resumo do projeto Programa de Estágio: a Pif Paf buscou trazer futuros profissionais que pudessem ser formados de acordo com os valores da empresa. Realizado em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e São Paulo, o programa é formado por profissionais de diversas áreas de ensino. Essa multiplicidade trouxe à empresa uma mudança de visão. Cria-se uma cultura do feedback e desenvolvimento. Baseado nos pilares desenvolvimento, produtividade e eficácia, o programa de estágio se empenha em ser um agende transformador para seus participantes e para a empresa. O processo, que dura 12 meses, culmina com a apresentação de um projeto de conclusão que traz oportunidades de melhoria para a empresa e para o estagiário.

Resumo do projeto Saúde Pif Paf: com histórico de 1600 dias de absenteísmo, em um universo de 2 mil profissionais na unidade de Palmeiras de Goiás, o RH realizou estudos quantitativos com a operadora de plano de saúde para entender a origem dos afastamentos. A partir dos dados, a Pif Paf investiu em programas de promoção da saúde, criou espaços adequados, contratou profissionais especializados e investiu em parcerias que financiassem esse modelo de saúde. Em seu primeiro ano, o projeto reduziu em 50%  os dias de afastamentos e ainda diminuiu os reajustes repassados aos funcionários, de 35% para 12%.

PROGRAMA MULTIPLICADORES DO CONHECIMENTO | ENERGISA 

Autores: Marlon Caetano e Samuel Miquelito

Resumo do projeto: o programa visa o aumento do índice de segurança, controle de qualidade dos treinamentos, maior engajamento dos colaboradores e integração ao “jeito de ser Energisa”.

 

PRÓXIMO CASE A SER APRESENTADO 

BRINCADEIRA É COISA SÉRIA | WCA COMÉRCIO DE BRINQUEDOS

Data: dezembro (em breve mais detalhes)

Autores: Raquel Santana e Viviane Veríssimo

Resumo do projeto: motivado pela rede de lojas de brinquedo Estripulia, o projeto buscou otimizar a gestão de resíduos, desenvolver uma ação social e fortalecer sua marca. Os resíduos são brinquedos que saíram de linha ou com pequenos defeitos. Eles são enviados para limpeza, reforma e nova embalagem, trabalho realizado por idosos da casa de repouso Cuidar. Seu destino final é a Associação Mineira de Reabilitação, onde os brinquedos são entregues a crianças com paralisia cerebral e utilizados para reabilitação. Entre os resultados alcançados, estão: inclusão, aumento da produtividade dos idosos, promoção do engajamento e intraempreendedorismo dos colabores das empresas parceiras, redução dos custos com a coleta dos resíduos, contribuição para a sustentabilidade, entre outros.

Sobre o Prêmio Ser Humano

Instituído pela ABRH Brasil em 1993, o Prêmio Ser Humano se consolidou como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulos ao pensamento criativo e identificação de novos talentos. O objetivo é estimular as melhores práticas de gestão que favoreçam a participação e a iniciativa das pessoas, contribuindo com ideias que transformem.
Outro propósito é incentivar as organizações a contar com modernos sistemas de gestão de RH para que elas possam se diferenciar e ter um time satisfeito, saudável, produtivo e realizado. É uma maneira de contribuir para a construção de organizações mais avançadas, sólidas, éticas e com resultados sustentáveis.

Posts Relacionados:

Eventos

Vencedores Prêmio Ser Humano MG 2022

25 de novembro de 2022

Eventos, Notícias

Conexões Humanas 2022

21 de junho de 2022

Eventos, Notícias

Segurança Psicológica: Chave para o Aprendizado e Inovação?

24 de maio de 2022

Eventos, Notícias

ABRH/MG Talks: Metaverso no mundo do trabalho

26 de abril de 2022

Deixe seu comentário abaixo:

Posts Relacionados:

Vencedores Prêmio Ser Humano MG 2022

Conexões Humanas 2022

Segurança Psicológica: Chave para o Aprendizado e Inovação?

ABRH/MG Talks: Metaverso no mundo do trabalho

Deixe seu comentário abaixo:

MENU