People Analytics na prática: saiba como foi o boot camp

Turma de alunos que participou do curso intensivo People Analytics, realizado pela Numera Consultoria com o apoio da ABRH-MG.

 

Digital como nunca, humano como sempre: saber usar a tecnologia para extrair e incentivar o melhor das pessoas é, talvez, a habilidade mais valorizada nos últimos tempos. Afinal, o que não falta são ferramentas inovadoras que geram dados tão ricos quanto complexos. E o diferencial está, exatamente, em saber interpretar de forma crítica essas informações e usá-las a favor do negócio. Atenta a esse cenário, a ABRH-MG estabeleceu parceria com a Numera Consultoria para o People Analytics Boot Camp, realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro.

O curso intensivo exigiu dedicação extra dos alunos, profissionais que atuam com gestão de pessoas em organizações de diversas áreas e portes. Mas como missão dada é missão cumprida, eles foram além das expectativas dos organizadores do boot camp. “Estou impressionado com a qualidade dos alunos, como Belo Horizonte está despontando na área de inovação”, destacou o professor Thiago Melo, que atua como “consigliere” na Numera Consultoria (o cargo, que significa conselheiro em italiano, é uma homenagem ao filme “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola).

Segundo ele, é difícil encontrar uma turma tão aberta ao novo e, sobretudo, à criticidade sobre a própria atuação na área de gestão de pessoas. Características que são essenciais para aproveitar todo o potencial das transformações tecnológicas. Melo destacou que hoje as empresas têm acesso a dados que podem ajudá-las a conquistarem outros patamares, mas para isso é necessário contar com o fator humano e, principalmente, o pensamento crítico. “As pessoas possuem camadas complexas que requerem análises aprofundadas. Ninguém melhor que o profissional de recursos humanos para realizar essa tarefa.”

Mas é necessário, claro, investir na própria transformação digital.  E para quem ainda não inciou esse processo, Thiago Melo sublinha que existem diversos conteúdos gratuitos online, no YouTube ou em outras plataformas virtuais. O importante é não ficar parado e começar já a fazer cursos digitais, presenciais etc. Outro ponto importante é saber inglês, idioma onipresente quando o assunto é tecnologia.

Tecnologias para despertar um novo mindset  

Para a participante do boot camp Lorena Puppo, head of people na Méliuz, geralmente as discussões em torno de people analytics não são tão aprofundadas, mas esse curso foi diferente. “Fui surpreendida positivamente, tanto em relação ao conteúdo, quanto à didática da aula, aos profissionais que estavam participando. As trocas foram muito ricas.”

De acordo com ela, o conteúdo vai agregar muito ao seu dia a dia. “Já estamos num movimento de tomar cada vez mais decisões com base em dados. Acompanhamos indicadores, geramos dados para a diretoria. Com o curso consegui me aprofundar ainda mais, ter um olhar mais científico, mais estruturado e pensar em como posso acrescentar a essas análises e como elas podem me auxiliar na tomada de decisões cada vez mais eficazes e ainda ter uma área cada vez mais estratégica e próxima do negócio.”

Lorena também chama atenção para a necessidade de enxergar a tecnologia como uma ferramenta que possibilite a construção de análises e decisões mais inteligentes com base nos propósitos da organização. Mas para isso, é importante criar um novo modelo mental. “É necessário entender que por trás dos nossos processos, por trás das decisões, tem muito mais variáveis que precisam ser analisadas. O que mais falta para os times de RH é um olhar mais analítico, voltado para o negócio e entender a importância de tomar decisões com base em dados. Vejo muitos setores de RH descolados do negócio. Áreas que estão impondo processos, mas sem conhecer a realidade das outras áreas, as necessidades específicas de cada time, ou desconhecendo o cenário econômico e o momento estratégico da empresa.” Para ela, entender todos esses aspectos é o primeiro passo rumo à transformação do profissional de RH.

Em breve a ABRH-MG vai divulgar a agenda de cursos exclusivos ligados à transformação digital. Fiquem atentos às nossas páginas no Linkedin, Instagram e Facebook.

Posts Relacionados:

Vencedores Prêmio Ser Humano MG 2022

Conexões Humanas 2022

Segurança Psicológica: Chave para o Aprendizado e Inovação?

ABRH/MG Talks: Metaverso no mundo do trabalho

Deixe seu comentário abaixo:

MENU