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3 de dezembro de 2018

Saiba quem são os integrantes da diretoria e conselhos ABRH-MG triênio 2019-2021

A ABRH-MG realizou, no dia 4 de dezembro, a posse dos novos diretores e conselheiros, profissionais que estarão à frente da associação pelo próximo triênio 2019-2021. Eliane Ramos Vasconcellos Paes foi reeleita presidente da ABRH-MG. Consultora de empresas e diretora da Arquitetura Humana/PI Brasil, ela ocupa o cargo pelo próximo triênio ao lado das novas vice-presidentes Marise Drumond, consultora e coach; e Valéria Maria Souza, diretora de gestão e desenvolvimento da Pif Paf.

A chapa “Conexões para InovAÇÃO” , única a concorrer ao pleito, foi escolhida pelos associados da ABRH-MG. Além das integrantes da Diretoria Executiva, foram designados os novos membros dos Conselhos Deliberativo, Estratégico e Fiscal (conheça cada um dos integrantes logo abaixo).

Em sua trajetória como voluntária da ABRH-MG, Eliane teve participação ativa como diretora da associação durante a gestão 2013-2015 e como presidente da Diretoria Executiva na gestão 2015-2018. Esteve à frente de eventos de grande sucesso como o Fórum ABRH-MG e Conexões Humanas, que reuniram milhares de profissionais na capital mineira para discutir temas fundamentais como tecnologia, inovação, negócios e diversidade.

Para os próximos anos, a dirigente dará continuidade ao projeto de gestão, mantendo um diálogo estreito com os profissionais de recursos humanos e lideranças empresariais que representam os vários setores do mercado. A ideia é promover a troca contínua de conhecimentos e um canal de diálogo aberto entre líderes e profissionais de RH para estimular um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e diverso.

Gestão 2019-2021: conheça os integrantes

DIRETORIA EXECUTIVA 

Presidente -Eliane Maria Ramos de Vasconcellos Paes

Presidente da ABRH-MG, é mestre em administração estratégica de negócios, pós-graduada em Gestão de Pessoas e psicóloga. Professora, consultora especializada com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento organizacional, integrando diagnósticos e soluções relacionadas à gestão de pessoas e de processos. É diretora regional da Arquitetura Humana / PI Brasil desde 1992.

Vice-presidente – Marise Drumond

Pós-graduada em administração empresarial pela PUC-MG, MBA em gestão de pessoas pela UFMG e graduada em serviço social pela PUC Minas. É coach pela SBC e possui certificação internacional em gestão de mudanças pela Prosci – People Change. Atua como consultora organizacional, desenvolvimento de processos de coaching e gestão de mudanças.

Vice-presidente Financeiro – Valéria Maria da Silva Souza

Diretora de Gestão de Desenvolvimento Organizacional da PIF PAF e presidente do Sindicato das Indústrias e Produtos Avícolas de Minas Gerais. Administradora de empresas e mestre em administração com ênfase em gestão de pessoas pela FCPL.

Alexandre Sena |Executivo responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Comunicação, Saúde e Segurança do Trabalho no Grupo Sada. Graduado em Administração de Empresas com MBA em Consultoria e Desenvolvimento Organizacional e Pós Graduação em Gestão com Ênfase em Pessoas. Tem mais de 25 anos de experiência profissional atuando nas áreas administrativa, financeira e de recursos humanos em empresas dos setores: financeiro, construção, energético, industrial, logística e transporte.

Daniella Doyle | Head of Marketing and Communications da Siteware desde 2017. Pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing (PUC-MG 2007); Gestão da Comunicação Interna para Relacionamentos Estratégicos (PUC-MG 2010); Processos Criativos em Palavra e Imagem (PUC-MG 2014) e graduada em  Jornalismo (PUC-MG 2005) e Publicidade e Propaganda (PUC-MG 2007). Dedicou-se à Vice-Presidência do Conselho Jovem da ACMinas (2013-2016).

Fabio Lacerda | COO da Take, diretor da Fumsoft, professor na FDC e conselheiro da Starline. Foi co-fundador da ComunIP SA e Professor na Fumec.   Mestre em Telecomunicações pela UFMG e com especializações em empreendedorismo e inovação pela UC Berkeley e Stanford, tem se dedicado à liderança e construção de ambientes escaláveis e inovadores para suportar organizações com mindset de crescimento exponencial.

Felipe Cunha Pinto Rabelo | Sócio do escritório Abdalla, Landulfo e Zambrotti Sociedade de Advogados. Mestrando em Direito Empresarial – Faculdade Milton Campos. Graduado em Direito – Universidade FUMEC. Pós-graduado em Consultoria Jurídico-Empresarial – Faculdade Anhanguera. Pós-graduado em Direito Público – PUC Minas. Especialização em Desenvolvimento de Dirigentes PAEX – Fundação Dom Cabral (FDC). Especialização em Liderança – FDC. Membro do Centro de Estudo de Advogados (CESA – seccional Minas Gerais). Membro do Comitê de Gestão de Escritórios da AMCHAM. Advogado especialista em Direito do Trabalho.

Jeise Moreira | Executiva de Gestão de pessoas com mais de 20 anos de experiência profissional. Iniciou sua carreira na Indústria automobilística passando por diferentes transições de gestão e cultura, como empresas familiares, Private Equity, Indústria e Mineração criando e desenvolvendo um RH parceiro de negócio.Teve passagens por empresas como Usiminas, Fiat e atualmente é executiva de RH da RHI Magnesita atuando em países com Brasil, Argentina, Canadá, Estados Unidos e México.

Junia Marçal Rodrigues | Superintendente de Pessoas da Unimed-BH. Atuação anterior no Hospital Risoleta Tolentino Neves, Jabil Circuit do Brasil, Observatório de Recursos Humanos em Saúde FACE/UFMG, consultoria de gestão de pessoas para empresas de diversos segmentos (saúde, indústria, serviços, varejo, públicas, etc), professora em cursos de pós graduação em diversas instituições de ensino (FDC, UFMG, FUMEC, UNA, UNI BH, PUC MG, SENAC). Doutorado e Mestrado em Administração (UFMG), Especialista em Gestão de Pessoas (UFMG), Psicóloga (UFMG)

Luis Claudio Lopes | Mestre em Engenharia de Produção pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com MBA em Gestão Negócios e Marketing, formação em Estratégias para Inovação e Internacionalização pelo INSEAD, Glogal Innovation por Berkeley e Team Building pela Steinbeis. É responsável pela Gerência de Educação Empresarial no Sistema FIEMG e professor em especializações de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Trabalha ainda como palestrante em seminários, além de mentorias para satartups e times de projetos.

CONSELHO DELIBERATIVO

Adriani Damazio | Head of HR South América na Arcelor Mittal. Formado em Direito pela Universidade Católica de MG e possui MBA em Gestão de RH pela Universidade Federal de Santa Catarina. Iniciou sua carreira no Grupo Fiat Chrysler, onde esteve por 24 anos, ocupando tanto posições de Diretor de RH em empresas do grupo como também papéis de abrangência global. Possui experiência internacional de mais de 8 anos, tendo trabalhado e vivido na Itália, Estados Unidos, Alemanha e África do Sul.

Alba Valéria da Silva Santos | Graduada em Pedagogia, com MBA em Administração e Gestão; Possui 34 anos de experiência na área de Recursos Humanos; Trabalhou por 23 anos na Vale e atua há 11 anos na CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, sendo a Head de RH de todas as Unidades de Mineração no Brasil; Palestrante convidada para realização de Palestras sobre os diversos temas da área de RH; Atualmente lidera as ações do Consórcio Minero Metalúrgico para Formação e Qualificação de Profissionais em Minas Gerais.

Carlos Alberto Hilário Andrade | Diretor de Recursos Humanos – Anglo American Brasil. Vinte e oito anos de experiência em várias áreas da indústria pesada; seis anos e meio de experiência na área de produção e controle de qualidade, mais de 21 anos em RH e IMS (Sistema de Gestão de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança).

Cida Garcia | Diretora de Gente da Algar Telecom. Bacharel em direito, pela universidade federal de Uberlândia. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, FGV; Gestão de Empresas, FGV e Inteligência Competitiva, IBRAMERC. Vivencias profissionais diferenciadas nos setores de Sustentabilidade, inovação e Diretoria Financeira. Vivencias e aprendizados profissionais nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Cristianne Cota Campos | Diretora de Gente & Gestão na Itambé Alimentos. Possui sólida experiência em RH, adquiridos ao longo de 18 anos, trabalhando em empresas como Líder Aviação e Banco Rural. Formada em administração de empresas, pós-graduação em finanças e controladoria e gestão de pessoas pela FGV.

Daniel Linhares | Diretor de Gente de Localiza. Graduado em Administração de Empresas pela UFMG (2004) com pós-graduação pela Fundação Dom Cabral (2006) e pela Fundação Getúlio Vargas (2009) onde cursou o modulo internacional em Irvine. Começou sua carreira na Vale, depois assumiu a Gerência de Gestão da CEMAR, Grupo Equatorial onde trabalhou de 2007 a 2011. Integrou o time de Private Equity da Vinci Partners como Principal responsável pelo modelo de Gente e Gestão dos investimentos do Fundo (2011 a 2013) e foi diretor de Gente e Gestão do Grupo CBO.

Daniela Medioli | Graduada em Ciências Sociais pela UFMG com especialização em Gestão e Finanças pela Fundação Dom Cabral. Possui experiência nas áreas Administrativa, Controladoria e Projetos. Em 2016, assumiu a Vice Presidência do Grupo SADA,  sendo responsável por coordenar a reestruturação das áreas corporativas e o planejamento estratégico das unidades de negócio do Grupo: Transporte e Logística, Indústria, Mídia, Biocombustíveis e Terceiro Setor. É integrante do Programa Legado para Juventude Brasileira, iniciativa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para capacitação de jovens lideranças no país.

Giovanna Serra | Advogada – Faculdade de Direito da UFMG (2001); Pós graduada em Direito do Trabalho e Previdenciário – CAD (2006); Experiência de mais de 10 anos no RH da Vallourec Soluções Tubulares do Brasil; Superintendente de RH da Vallourec – South America; Experiência anterior de 10 anos como advogada em diversas empresas, principalmente na área trabalhista.

José Henrique Dias Salvador | Diretor comercial da Rede Mater Dei de Saúde, experiência em Planejamento Estratégico Diagnóstico das Américas S.A.(DASA), Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein, Full Time MBA na Universidade de Columbia, EUA .

Kecia Aparecida Machado S de Castro | Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de recursos humanos, atuando no gerenciamento das áreas de seleção e desenvolvimento organizacional, definindo estratégias de contratação, retenção, remuneração e desenvolvimento de equipes e lideranças. Implementação de ferramenta de Avaliação de Desempenho, com metas quantitativas e qualitativas, promovendo cultura de feedback e resultados. Participação na gestão do processo de mudança cultural.

Lívia Santana | Mestre em administração, psicóloga, professora e consultora organizacional. Tem mais de 20 anos de vivência em gestão de pessoas. Atuação em organizações como Fundação Dom Cabral, Construtora Mendes Junior, Claro, Telemig Celular e Acesita.

Luís Márcio Araújo Ramos | Diretor Corporativo de Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas da Usiminas. Também é Diretor Executivo da Fundação São Francisco Xavier, desde 2010. Braço social da Usiminas nas áreas de saúde e educação. Formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Administração Financeira e MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas, foi secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) e diretor da Fundação Ezequiel Dias. De 2004 a 2009, foi presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), responsável por 22 hospitais e 12.000 colaboradores.

Núbia Ferreira C Ramos de Oliveira | Formada em administração em Recursos Humanos, com especialização em psicanálise clínica, Gestão de Ressoas pela FGV e formação em coaching pela SW Coaching. Gerente de RH Sênior na Vale, responsável pelo Corredor Sudeste que abrange os processos de Mina, Porto e Ferrovia nos estados de MG, RJ e ES. Ingressou na Vale em 2004 onde atuou em diversos seguimentos de negócio, incluindo operação de carvão em Moçambique onde ficou por três anos. Carreira sempre voltada para a área de Recursos Humanos, embora tenha formações na área da saúde.

Paulo Henrique Leal Soares | Graduado em Comunicação Social, especialização em Comunicação Organizacional pela Universidade Federal do Maranhão (2001); mestre em Comunicação na PUC Minas (2014). Trabalhou durante 21 anos na área de Comunicação da Vale onde ocupou a posição de Diretor de Comunicação e Relações Externas entre março de 2014 e novembro de 2016. Diretor de Comunicação do IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração, professor, palestrante, escritor, co-autor do livro “Sem megafone, com smarthphone – práticas, desafios e dilemas da comunicação com empregados”.

CONSELHO ESTRATÉGICO

Alessandra Alkmim | Presidente do Conselho Empresarial da Mulher Empreendedora da ACMinas; Diretora Plena da ACMinas; Mestranda em Gestão em Educação Superior; Estudante de Futuros e Humanista; Polímata e Palestrante; Educadora Criativa e Conteudista; Co-Fundadora de Projetos para Mulheres; Co-Fundadora da Startup ADDHERE; Revisou e escreveu o prefácio do livro “Os Desafios dos Professores em Sala de Aula” (autor Eduardo Carolino); Contribuiu com um capítulo no livro “A Simbiose da Multitarefa” do autor Lucas Veríssimo (Tema: Criatividade).

Allan Claudius Q. Barbosa | Professor Titular da UFMG  e Professor Afiliado da Universidade do Porto. É Coordenador do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da FACE/UFMG,  Membro do Comitê Coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (OPAS/MS/Abrasco).  Editor, Editor Associado e Parecerista e/ou membro de comitês editoriais de revistas cientificas e encontros acadêmicos  Pesquisador do CNPq e Fapemig. Graduado em Economia (PUC/MG) , Mestre (UFMG) Doutor (USP)  e Pós-Doutor em Administração (ULisboa), com Estudos de Especialização em Competências pelo International Labour Organization (Italia).

Alvaro Luiz Moreira |  Professor e administrador de empresas, atua como negociador em relações trabalhistas e sindicais. Coordena grupos de estudos destes temas na ABRH.

Carlos Alberto Caram | Administrador de Empresas com 38 anos de experiência em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacionais, como Executivo e Consultor, na Implantação e gestão de Planos, Práticas e Políticas de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação. HeadHunter com mais de 18 anos de Mercado; Diretor Presidente do Grupo Nortearh; Professor nos cursos de Pós-Graduação em Recursos Humanos na UFMG, Fundação João Pinheiro, UNA e outras.

Felipe Mota | Diretor Regional da Junior Achievement, empresário, conselheiro do Conselho de Política e Mercados Internacionais da FIEMG; Conselheiro da Associação Comercial do Rio de Janeiro; foi presidente do Conselho de Assuntos Legislativos da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS; Vogal representante da União Federal na Junta Comercial de Minas Gerais – JUCEMG (2011/2012); no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, foi membro do Fórum Nacional de Micro e Pequenas Empresas – MPES, membro do Comitê Temático de Desoneração e Desburocratização, membro do Comitê Temático de Educação e Capacitação.

Guilherme Bagno | HR Country Manager e Labor Litigation Manager” da FCA Services, empresa com mais de 1.000 empregados no Brasil, pertencente ao grupo FCA. Mais de 13 anos de experiência nas áreas de Recursos Humanos e Relações do Trabalho, com vivência no exterior, por 2 anos e meio, como HR Country Manager da COMAU (empresa do Grupo FCA), no México. Advogado, formado na Universidade FUMEC, Pós graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade Milton Campos e capacitado no Programa de Capacitação de Resutados da Fundação Dom Cabral. Conselheiro do “Conselho de Recursos Humanos” e do “Conselho de Relações do Trabalho”, da FIEMG (Federação as Industrias do Estado de Minas Gerais) e Diretor de Relações do Trabalho do SESCON/MG

Ilmerson Goncalves De Almeida Gomes | Diretor da Unidade Residencial da Claro Brasil em MG, tem formação em Ciências Contábeis na PUC-MG com especialização em Controladoria na mesma instituição e MBA em Marketing no Ipam em Portugal. Mais de 20 anos de experiência em Telecomunicações ocupando várias diretorias em Estados como Rio De Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco e Minas Gerais.

Isabela Guimarães Scalioni | Formada em Psicologia pela UFMG, Pós-Graduada em Gestão Estratégica pelo UNI-BH, atualmente é Assessora de Gestão de Pessoas na Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa. Há mais de 6 anos em cargo de gestão, já trabalhou como Gerente de Educação Corporativa e Coordenadora de RH, atuando estrategicamente em todos os subsistemas, em empresas públicas e privadas. Possui extensa experiência em Gestão de Gente e sabe que só através das pessoas as empresas criam, se transformam e se tornam sustentáveis.

Lara Rosane Castro | Psicóloga, mestre em Administração, especialista em Gestão Estratégica de RH, com formação em Coaching Executivo Organizacional, Dinâmica de Grupo e Consultoria Interna de Organizações. É sócia-Diretora da RHUMO Consultoria atuando como Gestora/Consultora em projetos de Desenvolvimento Humano e Organizacional para mais de 250 empresas nacionais e multinacionais. É Professora nos MBAs em Gestão de Pessoas da FGV, PUC, UNA. Possui 25 anos de experiência.

Leandro Souza de Pinho | Superintendente de Recursos Humanos da rede de Supermercados Verdemar. Mestre em administração de empresas; pós-graduado em gestão estratégica de pessoas; bacharel em psicologia. Atua há mais de 15 anos com gestão de pessoas. Vivência nos diversos subsistemas de recursos humanos: R&S, T&D, DP, C&S, SESMT e Jurídico Trabalhista, e na gestão do budget da área. Professor do Centro Universitário – UNA, atuações em palestras e seminários.

Marcelo Monteiro de Miranda | Colunista do Portal Harvard Business Review no Brasil e do Portal Exame. Atuou em cargos de alta direção no setor de desenvolvimento, inovações e soluções sustentáveis.

Marcos Freitas | Psicólogo Organizacional com Especializações e Pós-Graduação em Administração de Recursos Humanos, formação em Consultoria, Coaching, Mentoring.Carreira focada em Desenvolvimento Humano e Organizacional, como Executivo e Consultor de RH, vivência em empresas de grande porte e líder em seus segmentos de mercado, ocupando cargos de gestão há mais de 30 anos. Professor Pós Graduação e MBA Executivo da UniFanor Wyden e Universidade Estácio de Sá. Conselheiro de Comitê Gestor de RH de Grupos Organizacionais. Presidente da Seccional da ABRH Ceará 2016/2018. Voluntário do sistema ABRH desde 2012.

Margareth Sacchetto | Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, formada em Psicologia Clínica e Organizacional, com especialização em Gestão de Pessoas e MBA Executivo em Gestão Empresarial. Atuando em processos de gestão estratégica, coaching, mentoring, programas de desenvolvimento e sucessão familiar. Ocupou posições de direção de gestão de Recursos Humanos nas empresas: Rede Mater Dei de Saúde, Grupo Omnibus, Unimed-BH, Mannesmann Demag, RM Sistemas, dentre outras.

Maria Beatriz Moreira Delgado | Psicóloga formada pela UFMG, com Mestrado Profissional em Administração pela PUC/FDC, MBA Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Formação em Consultoria Organizacional, Dinâmica de Grupos, Jogos Empresariais, Coaching Ontológico e Eneagrama. Atua há mais de 30 anos na área empresarial e possui grande experiência em desenvolvimento de lideranças, desenvolvimento de equipes, treinamentos comportamentais, palestras e consultoria em gestão de pessoas.

Maria de Lourdes Aguiar | Graduada em Psicologia, pela Universidade Newton Paiva, com MBA Executivo em Gestão de Negócios, pelo IBMEC, Maria de Lourdes Aguiar possui ampla vivência em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. Há 18 anos lidera equipes de alta performance na Telemont, empresa nacional de grande porte, com 43 anos de mercado, presente em 14 estados e Distrito Federal e com mais de 16 mil empregados. Destacando-se por sua liderança inovadora, há 10 anos atua como Diretora de Gente na organização, onde desenvolve projetos de alta complexidade, com foco na excelência em gente, na aculturação corporativa e nos resultados operacionais. Sua gestão é marcada pelo compromisso com pilares estratégicos como a sustentabilidade do negócio, o engajamento e produtividade das equipes, a assertividade das ações desenvolvidas e as melhores práticas na área de pessoas, carreira e segurança no trabalho.

Maria Elizabeth Rezende Fernandes | Associate Dean for Corporate Education da Fundação Dom Cabral. Doutora e Mestre em Administração de Empresas, Psicóloga, Magistere Coach, Professora nas áreas de Liderança, Identidade e Identificação Organizacional, Gestão de Pessoas e Múltiplos Vínculos do Trabalho, responsável por Programas de Desenvolvimento Organizacional para C.Level e executivos. Artigos e capítulos de livros nos temas: Relações do Trabalho, Liderança, Gestão de Pessoas, Identidade e Identificação Organizacional, Vínculos e Carreira.

Maria Leticia de Castro Leite | Psicóloga pela UFMG, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Pós-graduada em Avaliação Psicológica e Perícia no trânsito. Especialista em Eneagrama no desenvolvimento de liderança, equipes, educadores e orientação de carreira.  Vasta experiência em Recursos Humanos, com atuação em organizações nacionais e multinacionais de grande porte.

Nelson Teixeira Nascimento | Engenheiro mecânico, pós-graduado em engenharia econômica e administração de marketing. Ampla experiência na área de comunicação de empresas.

Renata de Araújo Santana | Psicóloga, pós-graduada em Gestão de Negócios (FDC), Gestão da Qualidade (CEFET) e certificada pela FDC no Programa de Desenvolvimento de Dirigentes.Sólida experiência na Gestão de RH em empresas dos segmentos de mineração, indústria, transporte, serviços, comércio atacadista e varejista. Atua como Gerente de RH respondendo pelos processos de Depto. Pessoal, RH e Comunicação, com foco na gestão de Gente, Cultura, Clima, Mudanças e Performance.

Rúbia Marina Scarponi Spindola | Tem ampla experiência em gestão de RH e nas áreas de remuneração, educação corporativa, consultoria interna, comunicação e seleção

Rute Melo | Formada em Engenharia de Materiais pela Universidade Mackenzie e com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Rute Melo Araújo possui mais de 15 anos de experiência na área de RH, com atuação em empresas multinacionais, como Whirpool e Ambev.  Atualmente é Diretora de Gente e Serviços da VLI, responsável pelas áreas de RH, Administrativa, TI, Digital, Suprimentos e Saúde e Segurança.

Silvana Arrivabeni Risioli | Formada em Administração de Empresas pela Università degli Studi di Torino, Pós-graduada em Ciências da Informação e em Business Administration and Marketing pela Universidade de Palatine (Ilinois) EUA e Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Responsável por mais de 25 anos pelo Centro de Competências da Fiat Diretora do Instituto de Competências Empresariais (ICE) e da Associação Internacional de Competências Empresariais (AICE). Presidente da UBQ- União Brasileira para Qualidade desde 2011; Conselheira da Amcham, Câmara Americana de Indústria e Comércio; Fundadora e Diretora Executiva da ACIBRA–Associação Cultural Ítalo Brasileira; Conselheira de Educação e Treinamento da FIEMG.

Thelma M Teixeira | Psicóloga, pós-graduada em Administração de Empresas, especialista em Psicologia Organizacional e Psicologia Clínica. Psicodramatista e Didata da Federação Brasileira de Psicodrama. Consultora organizacional nas áreas de Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Gerencial e Desenvolvimento de Equipes. Professora Associada da Fundação Dom Cabral.

Vinicius Gomes | Pós Graduado em Gestão de Recursos Humanos com atuação há mais de 25 anos na área e ampla vivência em todos os sub sistemas. Atualmente ocupando a posição de Gerente de Recursos Humanos no Minas Tênis Clube e com passagens profissionais pela Azul Linhas Aéreas, Grupo Brasanitas e Jamef Transportes.

Virginia Gherard | Professora e consultora especializada em desenvolvimento organizacional. É especialista em processos e qualificação e desenvolvimento de lideranças.

CONSELHO FISCAL

Daniela Cristina Volponi Marinho | Psicóloga, pos-graduada em psicologia do trabalho pela UFMG e mestranda em administração pela FUMEC. É especialista em psicologia do trabalho e tem ampla experiência no setor de gestão de pessoas.

Geraldo Flávio Gomes da Silva | Profissional com experiência nas áreas Comercial e Negócios, com networking e relacionamento nos mercados privado e público em empresas de vários segmentos e portes (indústria, comércio e serviços) atua como gestor comercial na ECX CARD e palestrante de educação financeira. Destacada vivência no relacionamento com a área de RH atuou nas áreas de transportes, bebidas, judiciaria e industrial. Possui graduação em Gestão comercial pela FUMEC e educação financeira pelo Instituto DISOP.

Hélvia Barcelos Guerra | É professora, conselheira e consultora em gestão estratégica de pessoas. Mestre em administração, psicóloga e advogada, trabalhou 24 anos na Localiza Rent a Car, onde foi diretora de RH e responsável por todos os subsistemas de RH.

Marcos Jerry Gonçalves Pereira | Superintendente Administrativo do Senac em Minas Gerais, é graduado em matemática, especializado em análise de sistemas, em Controladoria e Finanças e tem MBA Executivo em Gestão Estratégica de Negócios.

Reinaldo Rachid Júnior | Sócio da RAIDHO Consultoria e atua há 18 anos como consultor em gestão de negócios e em desenvolvimento de pessoas em grandes empresas, sendo um dos realizadores do projeto Líder Pleno. É mestre em Engenharia Química pela UFMG, especialista em finanças corporativas pelo IBMEC e Conselheiro de Empresas formado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Foi consultor líder de projetos no INDG, atual Falconi, executivo de controladoria e gestão na Itambé Laticínios e sócio da Kienbaum BH.

Silvano Aragão | É mestre em administração, MBA em gestão estratégica de pessoas pela FGV e graduado em administração. É professor e executivo de gestão de pessoas do SENAC-MG. Antes atuou no Grupo Caparaó e presidiu durante 11 anos o GICC-RH do SINDUSCON-MG. Eleito em 2012 Profissional de RH do ano e em 2005 ganhador do prêmio melhores práticas em gestão de pessoas pela ABRH-MG.

CONSELHO EX-PRESIDENTES

Cristiane de Avila Fernandes | Formada em Serviço Social, Pós graduada em Gestão Estratégica de RH e também em Andragogia Empresarial, além de formação em ferramentas e metodologias ligadas a área de Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios. Experiência executiva a mais de 20 anos, atua como Diretora Corporativa de Pessoas da Ânima Educação, Grupo Educacional com Instituições de ensino no Sul, Sudeste e Centro Oeste, responsável pelas áreas de Desenvolvimento de Pessoas, Saúde e Segurança do Trabalho, Comunicação Interna, Remuneração e Carreira e Consultoria Interna. Professora convidada em cursos de Pós Graduação e palestrante.

Dayse Carnaval | Psicóloga, Pós Graduada em Psicologia do Trabalho pela UFMG com especialização em Comportamento Humano e Organizacional. Diretora da PERFIL – Consultoria, na área de Recursos Humanos e desenvolvimento de gestores e de equipes. Coaching Executiva e de Carreira e membro do ICF – International Coaching Federacion. Trabalhou como executiva de Recursos Humanos na Fiat, na Samarco e na ArcelorMittal. Professora Associada da Fundação Dom Cabral.

Glória Rodrigues Valadares Meireles | Consultora de empresas, tem larga experiência em desenvolvimento de equipes, dinâmica de grupo e psicodrama. Atuou como presidente da ABRH-MG por seis anos, entre 2004 e 2009. É a Segunda Vice-presidente do Conselho Deliberativo – gestão 2016 a 2018 da ABRH Brasil e Diretora da Improvement Generators

Rijane de Mont Alverne Neto | Administradora de Empresas, MBA em Gestão de Negócios pela FIA/USP, Gestão Estratégica e Pessoas pela FDC/INSEAD, Qualificação no MBTI, pelo IDH e Certificação em Coaching Pessoal e Executivo, pelo Integrated Coaching Executive. Consultora da área de gestão de pessoas e mudanças, com vasta atuação em processos de Assessment e Análise de Performance, Coaching, Revisão e Adequação de Estrutura Organizacional, Mapeamento Patrimônio Humano. Professora Associada da Fundação Dom Cabral – FDC.
Ampla experiência executiva. Ex-presidente da ABRH-MG e do Conselho Deliberativo da ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, por duas gestões.

DIRETORIA EXECUTIVA – VICE-PRESIDENTE

Magda Santos Costa | Mestre em Administração, Psicóloga, Especialista em Gestão Estratégica de RH, Psicoterapia Cognitivas, especializando em Neuropsicologia. Consultora, Coaching, Palestrante e Professora. Atuação em empresas de segmentos e portes variados, na gestão estratégica de Pessoas, à frente de equipes e subsistemas de RH. Consultora do livro Vivências – Uma aprendizagem Efetiva – Grupo Projetar MG.

Maria Cristina Iglésias Borges | Psicóloga pela UFMG, Especialista em Dinâmica de Grupo pela Sociedade Brasileira de Psicoterapia, Dinâmica de Grupo e Psicodrama. Formação em Oficina de Psicanálise “Estrutura, Sujeito e Reorganização do Trabalho” pela Interfaz e formação em Coaching pelo InCoaching – Instituto Internacional de Coaching. Longa carreira profissional nas empresas do Grupo ArcelorMittal. Atuou como consultora em projetos diversos de Recursos Humanos, Change Management e Outplacement. Desde 2007, trabalha com processos de Coaching.