Sobre sonhar alto e pensar grande

Sobre sonhar alto e pensar grande
Por Theunis Marinho*

No primeiro semestre deste ano vivi a experiência, até então inédita para mim, de lançar um livro. Nele, conto os fatos mais marcantes de minha vida pessoal e no mundo corporativo, e como foi minha escalada até o topo de uma montanha alta e fria. Neste meu “Everest corporativo” fui o primeiro brasileiro a hastear a bandeira lá em cima, ao assumir a presidência da Bayer Polímeros S/A e a direção regional América Latina para a Divisão de Plásticos e Engenharia do Grupo Bayer. Sonhar Alto, Pensar Grande (Editora Gente), entre os mais vendidos em sua categoria* e já na 2ª edição, fala de sonhos e da possibilidade real de alcançá-los.

A caminhada para o sucesso é construída passo a passo, exige sacrifícios, mas também requer visão. É preciso, antes de tudo, não “engessar” a carreira logo de início. Quanto mais você se fecha, menos opções terá no futuro. Este passo a passo é a essência da caminhada rumo ao topo do “Everest Corporativo”.

Ao longo da vida profissional, colecionei lições importantes – selecionei 15 que considero fundamentais e que estão logo no início do livro. São meus “15 mandamentos” principais para o sucesso no mundo corporativo, que transmito aqui:

1. Sonhe alto e faça planos desafiadores para o futuro. Lembre-se, nossos olhos não ficam na nuca.

2. Não delegue seu destino a terceiros.

3. Aprenda a dizer não, sempre que necessário e na hora certa.

4. Não cultive relacionamentos destrutivos. Eles são epidêmicos.

5. Discipline-se com pensamentos positivos. A vida fica mais suave.

6. Reflita sobre as consequências dos seus atos antes de colocá-los em prática.

7. Cultive suas amizades, mesmo que sejam passageiras.

8. Aprenda com seus erros. Eles são ótimos “professores”.

9. Não sofra por antecipação.

10. Não apague seu passado. Ele é seu alicerce mais profundo. Negá-lo é tornar-se um “indivíduo falsificado”.

11. Não adie as soluções para seus problemas. Resolva-os respeitando o tempo e todos os envolvidos.

12. Perdoe quem já o magoou. Você desocupará espaços para preenche-los com coisas boas.

13. Estude sempre.

14. Errar é inevitável.

15. Tenha bom humor.

Esses “mandamentos” permeiam toda a narrativa porque realmente fazem parte da minha vida. Nasci numa família simples, na cidadezinha mineira de Alto Rio Doce, em 1951. Estávamos habituados aos apertos financeiros, mas também à honestidade, à persistência e determinação. Meus pais foram meus maiores exemplos e construíram, com muito trabalho, uma vida confortável para a família.

Leitores de classes sociais diversas, profissionais nas mais variadas posições – de secretárias a presidentes de empresas, de simples funcionários a diretores – têm enviado mensagens com retornos extremamente positivos, nos quais manifestam a importância de ouvir depoimentos inspiradores de alguém que “chegou lá”. Digo a todos, com humildade, baseado em minha própria história, que sim, é possível vencer obstáculos, ultrapassar desafios e alcançar os sonhos mais altos – cada um sabe qual é o seu!

Em 2001, após quase 30 anos de dedicação, achei que era hora de deixar a Bayer. Já havia chegado aonde queria, o ciclo estava fechado. Era a hora certa para redimensionar o futuro e me dedicar a projetos pessoais. E assim nasceu Sonhar Alto, Pensar Grande, assim sou hoje presidente da ABRH-SP – uma forma de retribuição à área de RH, na qual iniciei minha carreira -, sou mentor de jovens CEOs e membro de conselhos administrativos de algumas empresas. E continuo sonhando alto, pronto para alcançar outros horizontes!

**fontes: Folha de S.Paulo e Publishnews
*Theunis Marinho é presidente da ABRH-SP

Posts Relacionados:

Vencedores Prêmio Ser Humano MG 2022

Conexões Humanas 2022

Segurança Psicológica: Chave para o Aprendizado e Inovação?

ABRH/MG Talks: Metaverso no mundo do trabalho

Deixe seu comentário abaixo:

MENU